Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Minas Gerais > Santana do Riacho > Rio de Pedras

Ampliar imagem Rio de Pedras
Rio de Pedras
Cadastrada por: João Victor Horst Assunção, em 20-05-2019 às 11:28
Descrição: Localizado a 60 km da Serra do Cipó e a 30 km de Santana do Riacho, oferece camping com excelente estrutura de hospedagem e um bar - "Camping Rio de Pedras" (contato: Luci (31) 99302-9248 @campingriodepedras.

O vilarejo se encontra em local remoto, sem nenhum comércio próximo. As trilhas de acesso aos setores de escalada passam por propriedades particulares. É necessário pedir autorização para o acesso.

O setor oferece escalada móvel de qualidade, no coração da Serra do Espinhaço, mesmo em períodos chuvosos! Ótimo campo-escola de escalada tradicional !

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

. Peças móveis são indispensáveis para a escalada no local;

. Não acrescente ou retire proteções em vias sem a autorização expressa dos conquistadores;

. Durante a escalada no setor "Segundo Andar", há risco de queda de pedras no poço e acidentes com banhistas;

. Rio de Pedras é propício para escalada móvel. Respeita as fendas, fissuras e rachaduras com possibilidade de proteções móveis, perfurando a rocha apenas quando realmente necessário;

. Em muitas vias é necessário o uso de corda de 60 m para se rapelar;

. Situações de chuva podem trazer complicações nos acessos e risco de tromba d'água.
Como chegar à base: Rio de Pedras fica a 140 km de Belo Horizonte/MG e a 52 km da Serra do Cipó. O melhor acesso é por Santana do Riacho, através de uma estrada de terra com 25 km. Após Santana do Riacho, siga em direção a Lapinha - há placas indicativas para "Camping Rio de Pedras".

Para o acesso aos setores de escalada, são necessários de 20 a 25 minutos de caminhada. Partindo da área de camping, siga a estrada até uma casa às margens do rio. Atravesse o rio e siga margeando à direita dele até uma pequena trilha que leva a um campinho de futebol. Aproximadamente na metade do campo, pegue uma trilha à esquerda e, quando chegar a uma clareira, siga ao fundo pela direita por uma trilha de mato um pouco alto, até chegar a uma trilha à esquerda. Em seguida, vire à direita até chegar ao calçamento de concreto às margens do rio. Suba a escada e siga a trilha, margeando o rio até o cânion.
Fonte: HORST, João Victor; KROLMAN, João Pedro. Guia de Escalada de Rio de Pedras/MG. 1ª edição. Minas Gerais: Ed. dos autores, 2019.